Esqueci-me de vos chamar atenção para um pormenor relacionado com a digestão. Quando a digestão ocorre ao longo de um tubo digestivo, localizado dentro do corpo do organismo, como acontece na maioria dos animais, designa-se de digestão intracorporal. Quando a digestão ocorre fora do corpo do organismo, como acontece apenas nos fungos (cogumelos), designa-se digestão extracorporal. Os fungos não ingerem os alimentos. O que eles fazem é lançar enzimas sobre a matéria orgânica morta que lhes serve de alimento provocando a sua digestão fora do seu corpo. Seguidamente, absorvem as substancias que sofreram digestão, através de uma espécie de raízes denominadas de hifas.
Podemos assim dizer que no homem a digestão é extracelular e intracorporal, enquanto que nos fungos a digestão é extracelular e extracorporal.
Imprimam esta página e passem aos colegas que podem não ter visto.
3 comentários:
Boa noite,
o professor na parte azul disse que no homem a digestão é extracorporal, mas de acordo com o que referiu acima é intracorporal ... A correcta é a segunda, certo?
E tenho mais uma dúvida, na correcção da ficha nº2, na pergunta 5 do grupo I, o prof colocou a resposta que o DNA se encontrava no citoplasma ... se o peixe é um ser eucarionte, o DNA está no núcleo, então a resposta devia ser a D, ou estou enganada?
Olá Marta, está mais que correcta na sua observação ....
O DNA encontra-se mesmo no núcleo....vou corrigir isso antes que mais alguém veja...Relativamente ao Homem a digestão é extracelular e intracorporal....(já corrigi)
Se descarregarem a correcção, já se encontra corrigida a resposta à pergunta 5 do grupo I, que por engano meu, tinha um erro.
Enviar um comentário