quarta-feira, junho 15, 2011

Hormona vegetais + ultimas apresentações

Hormonas vegetais e suas funções

Apesar de não terem  capacidade de locomoção, as plantas, tal como os animais, também produzem movimentos de diversos tipos, embora estes não sejam, normalmente, tão rápidos ou tão evidentes como os dos animais. Os movimentos das plantas ocorrem em diversos órgãos, como os caules, as raízes, as folhas ou flores, e incluem, entre outros, alongamentos, curvaturas, abertura e fecho de flores e folhas. Os movimentos das  plantas, bem como o desenvolvimento dos seus órgãos, são afectados por inúmeros estímulos do meio exterior, como a temperatura, a gravidade, o fotoperíodo ou o o contacto. Sabiam , por exemplo, que o “O girassol é uma planta cuja flor acompanha o nascer e o pôr do sol.”?  O movimento da flor do girassol deve-se a um TROPISMO, isto é, deve-se a um movimento que é executado através de acção hormonal e orientado em relação a um estímulo externo (a luz solar, neste caso - fototropismo).  Os tropismos são movimentos das plantas que envolvem crescimento na direcção de um estímulo ambiental (tropismo positivo) ou na direcção oposta a este (tropismo negativo). Para além dos tropismos, existem outros tipos de movimentos nas plantas que não envolvem crescimento direccionado relativamente ao estímulo - NASTIAS ou MOVIMENTOS NÁSTICOS. Por exemplo,  o facto de algumas plantas abrirem as folhas durante o dia e dobrarem-nas à noite é uma  fotonastia. 
O crescimento e o desenvolvimento de uma planta são condicionados por factores externos como a luz, a temperatura ou a gravidade, que, interagindo com factores internos, tais como hormonas vegetais, determinam as respostas associadas a esse crescimento e desenvolvimento. As hormonas vegetais são substâncias químicas produzidas em determinadas zonas da planta e transportadas para outros locais, onde vão  desencadear respostas fisiológicas. Até agora foram identificados os seguintes tipos de hormonas vegetais: as auxinas, as giberelinas, as citoquininas, o etileno e o ácido abscísico.


Cada hormona vegetal desencadeia uma variedade de respostas na planta que dependem do tipo de célula onde actua, do estado fisiológico da planta, da presença de outras hormonas e da interacção com factores externos. A tabela seguinte sintetiza as principais acções de cada um dos tipos de hormonas.


Deixo as ultimas apresentações exploradas nas aulas. Relembro a quem estiver a pensar fazer teste que sai desde a respiração aeróbia até à termorregulação. Logicamnte que irei dar mais cotação aos cnteúdos que nunca foram alvo de avaliação - trocas gasosas em diante.

quarta-feira, maio 25, 2011

Termorregulaçao e Osmorregulação

No que diz respeito à forma como regulam a sua temperatura corporal podem distinguir-se dois grandes grupos de indivíduos: seres poiquilotérmicos (são ectotérmicos) e seres homeotérmicos (são endotérmicos).

  • Seres poiquilotérmicos – não têm mecanismos internos que lhes permitam regular a temperatura, apresentando temperatura corporal variável em função da temperatura do ambiente. Estes seres  possuem comportamentos e algumas características que permitem dosear a quantidade de calor de que necessitam utilizando a energia do Sol - são ectotérmicos.
  • Seres homeotérmicos – as aves e os mamíferos, são seres cuja temperatura interna se mantém sensivelmente constante apesar das oscilações de temperatura do ambiente exterior. Estes seres apresentem mecanismos internos que lhes permitem manter a temperatura dentro de limites estreitos apesar das variações exteriores - são endotérmicos. Por exemplo, no ser humano, a temperatura mantém entre os 36 e os 37ºC graças a mecanismos de feedback negativo. Assim, os desvios da temperatura para valores não desejáveis são detectados pelos receptores térmicos. A partir destes, são enviadas mensagens, através de nervos sensitivos para o centro regulador, situado no hipotálamo, que desencadeia respostas em órgãos efectores destinadas a compensar o desvio verificado.


Osmorregulação - descarregar aqui apresentação explorada na aula

quarta-feira, maio 18, 2011

Propagação do impulso nervoso + apontamentos para teste

o video mostra a transmissão do impulso nervoso ao longo da membrana celular de um neurónio. Seguidamente mostra uma sinapse. Consegue-se observar o mecanismo de fusão das vesículas de neurotransmissores com a membrana pré-sináptica e a libertação dos neurotransmissores na fenda sináptica, os quais são recebidos por receptores específicos na membrana pós-sináptica a fim de continuar a transmissão do impulso.
 


Olá, deixo aqui apontamentos sobre os últimos conteúdos que foram explorados nas aulas. No teste de sexta-feira também sai um grupo sobre a fotossíntese.

Apontamentos:

terça-feira, abril 12, 2011

Observação microscópica de células

Tal como prometido, aqui fica uma fotografia legendada das observações que realizamos. A foto foi-me gentilmente cedida pela Marta. Obrigado! Deixo ainda Uma ficha que encontrei na internet sobre células e teias alimentares...

sábado, abril 02, 2011

Obtenção matéria seres autotróficos - autotrofia

 (carrega no texto para descarregar)

 Exercícios interactivos:   Autotrofia 1   | Autotrofia 2  | Ficha Autotrofia
Alguma dúvida ou sugestão, deixem um comentário...

Os seres autotróficos são seres capazes de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte externa. Existem dois tipos de seres autotróficos: os fotoautotróficos (cianobactérias, algas e plantas) que utilizam a energia luminosa como fonte de energia; e os quimioautotróficos (bactérias ferrosas, sulfurosas e nitrificantes) , que utilizam como fonte de energia a energia resultante da oxidação de determinados compostos químicos como o H2S, CO2 2 NO3. 

FOTOSSÍNTESE é o processo autotrófico mais conhecido e também o principal meio de obtenção de matéria pelos seres autotróficos, sendo utilizado por cianobactérias, algas e plantas (seres fotoautotróficos). A partir de energia luminosa, dióxido de carbono e água, estes seres produzem compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos existentes no solo. Nas células fotossintéticas de algas e plantas a fotossíntese processa-se em organelos especializados denominados de cloroplastos. Nas cianobactérias ocorre em membranas fotossintéticas. O Cloroplasto é um organito celular constituído por uma membrana externa, e uma membrana interna. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacóides. estes encontram-se empilhados formando um granum (plural: grana). O espaço externo aos tilacóides no interior do cloroplasto é o estroma. Os seres fotossintéticos são capazes de sintetizar pigmentos fotossintéticos (clorofilas ou carotenóides) que captam a energia luminosa.


Estes pigmentos são capazes de absorver luz com comprimentos de onda entre os 400 a 500nm e os 600 a 700nm (nm = nanómetros). A absorção é feita entre estes valores intermédios, pois comprimentos de onda com valores mais elevados provocam danos nas células.

Actualmente admite-se que a fotossíntese compreende duas fases sucessivas, estritamente ligadas:
  • Fase Fotoquímica, cujas reacções (reacções fotoquímicas) dependem directam. da luz;
  • Fase Química, cujas reacções não dependente directamente da luz.


Apresentação explorada na aula sobre FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSINTESE

segunda-feira, março 28, 2011

A Biosfera - Dinâmica dos ecossitemas

O que é a Biosfera?  
A biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que estabelecem entre si. A Biosfera é o conjunto de todos os Ecossistemas da Terra. 


1. Organização  dos sistemas biológicos 
Pode-se esquematizar a hierarquia na biosfera do seguinte modo:
Átomo – Molécula – Célula – Tecido – Órgão – Sistema de órgãos – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera. 
Espécie – Seres vivos idênticos capazes de gerar descendentes férteis. Populações – seres vivos pertencentes a mesma espécie e que habitam numa determinada áreaComunidades – indivíduos de espécies diferentes que habitam na mesma área e estabelecem relações entre si. Ecossistema – conjunto da comunidade (ou biocenose), do ambiente e das relações que se estabelecem entre si.


O que é um ecossistema? 
Um ecossistema incliu Factores Abióticos (luz, água, solo, temperatura,gelo, ...) +Factores Bióticos (Seres vivos).  Um ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos factores abióticos que actuam sobre essas comunidades. 

A dinâmica dos ecossistemas envolve dois processos:
  • Circulação de matéria
  • Circulação de energia (dispersa-se sob a forma de calor)

    Os seres vivos estabelecem relações alimentares. As cadeias alimentares interrelacionam-se, originando as teias alimentares.


    Nas teias e cadeias alimentares existem: 
    • Produtores são autotróficos, seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando para isso, uma fonte de energia externa (exemplos: plantas, algas, etc)
    • Consumidores – são heterotróficos, seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de composto inorgânicos e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores (ex: zooplâncton, herbívoros e carnívoros)
    • Decompositores – São seres vivos que decompõem a matéria orgânica em inorgânica /matéria mineral para obter energia  (exemplo: bactérias, fungos). 


    2. Extinção e Conservação
    Que causas contribuem para a extinção das espécies?
    • Destruição ou alteração do habitat
    • Introdução de novas espécies em áreas geográficas onde não existiam
    • Ruptura das cadeias alimentares
    • Sobrexploração de espécies, por colheita, caça ou pesca
    • Alterações climáticas
    • Interrupção de relações de mutualismo
    • Desflorestação
    • Poluição, etc.
    Quais as medidas a seguir para a preservação das espécies?
    • Criar zonas protegidas
    • Educar e informar a população humana, especialmente jovens sobre a necessidade de proteger os habitats e espécies
    • Recuperação das áreas degradadas, etc.
    • Definir as utilizações dos habitats que possam dar maior beneficio ao Homem sem os destruir.

    quarta-feira, março 23, 2011

    Correcção da 2ª ficha de preparação Teste Intermédio

    Correcção: descarrega aqui...  (se tiverem dúvidas podem deixar nos comentários ou ligar o MSN messenger que eu tiro...)  

    Esqueci-me de vos chamar atenção para um pormenor relacionado com a digestão. Quando a digestão ocorre ao longo de um tubo digestivo, localizado dentro do corpo do organismo, como acontece na maioria dos animais, designa-se de digestão intracorporal. Quando a digestão ocorre fora do corpo do organismo, como acontece apenas nos fungos (cogumelos), designa-se digestão extracorporal. Os  fungos não ingerem os alimentos. O que eles fazem é lançar enzimas sobre a matéria orgânica morta que lhes serve de alimento provocando a sua digestão fora do seu corpo. Seguidamente, absorvem as substancias que sofreram digestão, através de uma espécie de raízes denominadas de hifas. 


    Podemos assim dizer que no homem a digestão é extracelular e intracorporal, enquanto que nos fungos a digestão é extracelular e extracorporal.
    Imprimam esta página e passem aos colegas que podem não ter visto.

    domingo, março 20, 2011

    Ultimas apresentações

    Deixo-vos as ultimas apresentações que foram exploradas nas aulas.

    Bom estudo!

    domingo, março 06, 2011

    Classificações 3º Teste

    Olá, deixo aqui uma cópia do 3º teste, para que vocês possam fazer a correcção em casa. Também deixo as classificações do teste. Para terem acesso às classificação tem de responder a uma questão, que é a seguinte:

    PASSWORD: Molécula biológica constituída por sequências de nucleotídeos (Adenina, Citosina, Guanina e Timina). Possui estrutura em dupla hélice. Iniciais em português.

    quinta-feira, janeiro 27, 2011

    SISMOLOGIA + Estrutura interna da Terra

    Olá! Tal como prometido, aqui ficam os apontamentos sobre sismologia e sobre a estrutura interna da Terra.

    No teste vão ser avaliados os seguintes conteúdos:
    - TECTÓNICA DE PLACAS 
    - VULCANISMO 
    - SISMOLOGIA e ESTRUTURA INTERNA DA TERRA.

    Bom estudo.... 

    quarta-feira, janeiro 19, 2011

    VULCANOLOGIA

    Apresentações exploradas em sala de aula:


    Para descarregar as apresentações só têm de carregar nas ligações e seguidamente fazer download no Google Docs. Se não conseguirem digam, que eu passo-vos o ficheiro para uma pen...


    JÁ DEVE DAR PARA DESCARREGAR