quarta-feira, maio 25, 2011

Termorregulaçao e Osmorregulação

No que diz respeito à forma como regulam a sua temperatura corporal podem distinguir-se dois grandes grupos de indivíduos: seres poiquilotérmicos (são ectotérmicos) e seres homeotérmicos (são endotérmicos).

  • Seres poiquilotérmicos – não têm mecanismos internos que lhes permitam regular a temperatura, apresentando temperatura corporal variável em função da temperatura do ambiente. Estes seres  possuem comportamentos e algumas características que permitem dosear a quantidade de calor de que necessitam utilizando a energia do Sol - são ectotérmicos.
  • Seres homeotérmicos – as aves e os mamíferos, são seres cuja temperatura interna se mantém sensivelmente constante apesar das oscilações de temperatura do ambiente exterior. Estes seres apresentem mecanismos internos que lhes permitem manter a temperatura dentro de limites estreitos apesar das variações exteriores - são endotérmicos. Por exemplo, no ser humano, a temperatura mantém entre os 36 e os 37ºC graças a mecanismos de feedback negativo. Assim, os desvios da temperatura para valores não desejáveis são detectados pelos receptores térmicos. A partir destes, são enviadas mensagens, através de nervos sensitivos para o centro regulador, situado no hipotálamo, que desencadeia respostas em órgãos efectores destinadas a compensar o desvio verificado.


Osmorregulação - descarregar aqui apresentação explorada na aula

quarta-feira, maio 18, 2011

Propagação do impulso nervoso + apontamentos para teste

o video mostra a transmissão do impulso nervoso ao longo da membrana celular de um neurónio. Seguidamente mostra uma sinapse. Consegue-se observar o mecanismo de fusão das vesículas de neurotransmissores com a membrana pré-sináptica e a libertação dos neurotransmissores na fenda sináptica, os quais são recebidos por receptores específicos na membrana pós-sináptica a fim de continuar a transmissão do impulso.
 


Olá, deixo aqui apontamentos sobre os últimos conteúdos que foram explorados nas aulas. No teste de sexta-feira também sai um grupo sobre a fotossíntese.

Apontamentos:

terça-feira, abril 12, 2011

Observação microscópica de células

Tal como prometido, aqui fica uma fotografia legendada das observações que realizamos. A foto foi-me gentilmente cedida pela Marta. Obrigado! Deixo ainda Uma ficha que encontrei na internet sobre células e teias alimentares...

sábado, abril 02, 2011

Obtenção matéria seres autotróficos - autotrofia

 (carrega no texto para descarregar)

 Exercícios interactivos:   Autotrofia 1   | Autotrofia 2  | Ficha Autotrofia
Alguma dúvida ou sugestão, deixem um comentário...

Os seres autotróficos são seres capazes de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte externa. Existem dois tipos de seres autotróficos: os fotoautotróficos (cianobactérias, algas e plantas) que utilizam a energia luminosa como fonte de energia; e os quimioautotróficos (bactérias ferrosas, sulfurosas e nitrificantes) , que utilizam como fonte de energia a energia resultante da oxidação de determinados compostos químicos como o H2S, CO2 2 NO3. 

FOTOSSÍNTESE é o processo autotrófico mais conhecido e também o principal meio de obtenção de matéria pelos seres autotróficos, sendo utilizado por cianobactérias, algas e plantas (seres fotoautotróficos). A partir de energia luminosa, dióxido de carbono e água, estes seres produzem compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos existentes no solo. Nas células fotossintéticas de algas e plantas a fotossíntese processa-se em organelos especializados denominados de cloroplastos. Nas cianobactérias ocorre em membranas fotossintéticas. O Cloroplasto é um organito celular constituído por uma membrana externa, e uma membrana interna. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacóides. estes encontram-se empilhados formando um granum (plural: grana). O espaço externo aos tilacóides no interior do cloroplasto é o estroma. Os seres fotossintéticos são capazes de sintetizar pigmentos fotossintéticos (clorofilas ou carotenóides) que captam a energia luminosa.


Estes pigmentos são capazes de absorver luz com comprimentos de onda entre os 400 a 500nm e os 600 a 700nm (nm = nanómetros). A absorção é feita entre estes valores intermédios, pois comprimentos de onda com valores mais elevados provocam danos nas células.

Actualmente admite-se que a fotossíntese compreende duas fases sucessivas, estritamente ligadas:
  • Fase Fotoquímica, cujas reacções (reacções fotoquímicas) dependem directam. da luz;
  • Fase Química, cujas reacções não dependente directamente da luz.


Apresentação explorada na aula sobre FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSINTESE

segunda-feira, março 28, 2011

A Biosfera - Dinâmica dos ecossitemas

O que é a Biosfera?  
A biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que estabelecem entre si. A Biosfera é o conjunto de todos os Ecossistemas da Terra. 


1. Organização  dos sistemas biológicos 
Pode-se esquematizar a hierarquia na biosfera do seguinte modo:
Átomo – Molécula – Célula – Tecido – Órgão – Sistema de órgãos – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera. 
Espécie – Seres vivos idênticos capazes de gerar descendentes férteis. Populações – seres vivos pertencentes a mesma espécie e que habitam numa determinada áreaComunidades – indivíduos de espécies diferentes que habitam na mesma área e estabelecem relações entre si. Ecossistema – conjunto da comunidade (ou biocenose), do ambiente e das relações que se estabelecem entre si.


O que é um ecossistema? 
Um ecossistema incliu Factores Abióticos (luz, água, solo, temperatura,gelo, ...) +Factores Bióticos (Seres vivos).  Um ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos factores abióticos que actuam sobre essas comunidades. 

A dinâmica dos ecossistemas envolve dois processos:
  • Circulação de matéria
  • Circulação de energia (dispersa-se sob a forma de calor)

    Os seres vivos estabelecem relações alimentares. As cadeias alimentares interrelacionam-se, originando as teias alimentares.


    Nas teias e cadeias alimentares existem: 
    • Produtores são autotróficos, seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando para isso, uma fonte de energia externa (exemplos: plantas, algas, etc)
    • Consumidores – são heterotróficos, seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de composto inorgânicos e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores (ex: zooplâncton, herbívoros e carnívoros)
    • Decompositores – São seres vivos que decompõem a matéria orgânica em inorgânica /matéria mineral para obter energia  (exemplo: bactérias, fungos). 


    2. Extinção e Conservação
    Que causas contribuem para a extinção das espécies?
    • Destruição ou alteração do habitat
    • Introdução de novas espécies em áreas geográficas onde não existiam
    • Ruptura das cadeias alimentares
    • Sobrexploração de espécies, por colheita, caça ou pesca
    • Alterações climáticas
    • Interrupção de relações de mutualismo
    • Desflorestação
    • Poluição, etc.
    Quais as medidas a seguir para a preservação das espécies?
    • Criar zonas protegidas
    • Educar e informar a população humana, especialmente jovens sobre a necessidade de proteger os habitats e espécies
    • Recuperação das áreas degradadas, etc.
    • Definir as utilizações dos habitats que possam dar maior beneficio ao Homem sem os destruir.

    quarta-feira, março 23, 2011

    Correcção da 2ª ficha de preparação Teste Intermédio

    Correcção: descarrega aqui...  (se tiverem dúvidas podem deixar nos comentários ou ligar o MSN messenger que eu tiro...)  

    Esqueci-me de vos chamar atenção para um pormenor relacionado com a digestão. Quando a digestão ocorre ao longo de um tubo digestivo, localizado dentro do corpo do organismo, como acontece na maioria dos animais, designa-se de digestão intracorporal. Quando a digestão ocorre fora do corpo do organismo, como acontece apenas nos fungos (cogumelos), designa-se digestão extracorporal. Os  fungos não ingerem os alimentos. O que eles fazem é lançar enzimas sobre a matéria orgânica morta que lhes serve de alimento provocando a sua digestão fora do seu corpo. Seguidamente, absorvem as substancias que sofreram digestão, através de uma espécie de raízes denominadas de hifas. 


    Podemos assim dizer que no homem a digestão é extracelular e intracorporal, enquanto que nos fungos a digestão é extracelular e extracorporal.
    Imprimam esta página e passem aos colegas que podem não ter visto.