Tal como prometido, aqui fica uma fotografia legendada das observações que realizamos. A foto foi-me gentilmente cedida pela Marta. Obrigado! Deixo ainda Uma ficha que encontrei na internet sobre células e teias alimentares...
terça-feira, abril 12, 2011
sábado, abril 02, 2011
Obtenção matéria seres autotróficos - autotrofia
(carrega no texto para descarregar)
Exercícios interactivos: Autotrofia 1 | Autotrofia 2 | Ficha Autotrofia
Alguma dúvida ou sugestão, deixem um comentário...
Os seres autotróficos são seres capazes de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte externa. Existem dois tipos de seres autotróficos: os fotoautotróficos (cianobactérias, algas e plantas) que utilizam a energia luminosa como fonte de energia; e os quimioautotróficos (bactérias ferrosas, sulfurosas e nitrificantes) , que utilizam como fonte de energia a energia resultante da oxidação de determinados compostos químicos como o H2S, CO2 2 NO3.
A FOTOSSÍNTESE é o processo autotrófico mais conhecido e também o principal meio de obtenção de matéria pelos seres autotróficos, sendo utilizado por cianobactérias, algas e plantas (seres fotoautotróficos). A partir de energia luminosa, dióxido de carbono e água, estes seres produzem compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos existentes no solo. Nas células fotossintéticas de algas e plantas a fotossíntese processa-se em organelos especializados denominados de cloroplastos. Nas cianobactérias ocorre em membranas fotossintéticas. O Cloroplasto é um organito celular constituído por uma membrana externa, e uma membrana interna. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto, formando os tilacóides. estes encontram-se empilhados formando um granum (plural: grana). O espaço externo aos tilacóides no interior do cloroplasto é o estroma. Os seres fotossintéticos são capazes de sintetizar pigmentos fotossintéticos (clorofilas ou carotenóides) que captam a energia luminosa.
Estes pigmentos são capazes de absorver luz com comprimentos de onda entre os 400 a 500nm e os 600 a 700nm (nm = nanómetros). A absorção é feita entre estes valores intermédios, pois comprimentos de onda com valores mais elevados provocam danos nas células.
Actualmente admite-se que a fotossíntese compreende duas fases sucessivas, estritamente ligadas:
- Fase Fotoquímica, cujas reacções (reacções fotoquímicas) dependem directam. da luz;
- Fase Química, cujas reacções não dependente directamente da luz.
segunda-feira, março 28, 2011
A Biosfera - Dinâmica dos ecossitemas
O que é a Biosfera?
A biosfera constitui um sistema global que inclui toda a vida na Terra, o ambiente onde essa vida se desenrola e as relações que estabelecem entre si. A Biosfera é o conjunto de todos os Ecossistemas da Terra.
1. Organização dos sistemas biológicos
Pode-se esquematizar a hierarquia na biosfera do seguinte modo:Átomo – Molécula – Célula – Tecido – Órgão – Sistema de órgãos – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera.
Espécie – Seres vivos idênticos capazes de gerar descendentes férteis. Populações – seres vivos pertencentes a mesma espécie e que habitam numa determinada área. Comunidades – indivíduos de espécies diferentes que habitam na mesma área e estabelecem relações entre si. Ecossistema – conjunto da comunidade (ou biocenose), do ambiente e das relações que se estabelecem entre si.
O que é um ecossistema?
Um ecossistema incliu Factores Abióticos (luz, água, solo, temperatura,gelo, ...) +Factores Bióticos (Seres vivos). Um ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos factores abióticos que actuam sobre essas comunidades.
O que é um ecossistema?
Um ecossistema incliu Factores Abióticos (luz, água, solo, temperatura,gelo, ...) +Factores Bióticos (Seres vivos). Um ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos factores abióticos que actuam sobre essas comunidades.
A dinâmica dos ecossistemas envolve dois processos:
- Circulação de matéria
- Circulação de energia (dispersa-se sob a forma de calor)
Os seres vivos estabelecem relações alimentares. As cadeias alimentares interrelacionam-se, originando as teias alimentares.
- Produtores – são autotróficos, seres vivos capazes de elaborar matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando para isso, uma fonte de energia externa (exemplos: plantas, algas, etc)
- Consumidores – são heterotróficos, seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de composto inorgânicos e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores (ex: zooplâncton, herbívoros e carnívoros)
- Decompositores – São seres vivos que decompõem a matéria orgânica em inorgânica /matéria mineral para obter energia (exemplo: bactérias, fungos).
2. Extinção e Conservação
Que causas contribuem para a extinção das espécies?
- Destruição ou alteração do habitat
- Introdução de novas espécies em áreas geográficas onde não existiam
- Ruptura das cadeias alimentares
- Sobrexploração de espécies, por colheita, caça ou pesca
- Alterações climáticas
- Interrupção de relações de mutualismo
- Desflorestação
- Poluição, etc.
Quais as medidas a seguir para a preservação das espécies?
- Criar zonas protegidas
- Educar e informar a população humana, especialmente jovens sobre a necessidade de proteger os habitats e espécies
- Recuperação das áreas degradadas, etc.
- Definir as utilizações dos habitats que possam dar maior beneficio ao Homem sem os destruir.
quarta-feira, março 23, 2011
Correcção da 2ª ficha de preparação Teste Intermédio
Correcção: descarrega aqui... (se tiverem dúvidas podem deixar nos comentários ou ligar o MSN messenger que eu tiro...)

Esqueci-me de vos chamar atenção para um pormenor relacionado com a digestão. Quando a digestão ocorre ao longo de um tubo digestivo, localizado dentro do corpo do organismo, como acontece na maioria dos animais, designa-se de digestão intracorporal. Quando a digestão ocorre fora do corpo do organismo, como acontece apenas nos fungos (cogumelos), designa-se digestão extracorporal. Os fungos não ingerem os alimentos. O que eles fazem é lançar enzimas sobre a matéria orgânica morta que lhes serve de alimento provocando a sua digestão fora do seu corpo. Seguidamente, absorvem as substancias que sofreram digestão, através de uma espécie de raízes denominadas de hifas.
Podemos assim dizer que no homem a digestão é extracelular e intracorporal, enquanto que nos fungos a digestão é extracelular e extracorporal.
Imprimam esta página e passem aos colegas que podem não ter visto.
domingo, março 20, 2011
Ultimas apresentações
Deixo-vos as ultimas apresentações que foram exploradas nas aulas.
- Organização da Biosfera
- A célula
- Biomoléculas + quadro resumo biomoléculas
- Transporte transmembranar
Bom estudo!
domingo, março 06, 2011
Classificações 3º Teste
Olá, deixo aqui uma cópia do 3º teste, para que vocês possam fazer a correcção em casa. Também deixo as classificações do teste. Para terem acesso às classificação tem de responder a uma questão, que é a seguinte:
PASSWORD: Molécula biológica constituída por sequências de nucleotídeos (Adenina, Citosina, Guanina e Timina). Possui estrutura em dupla hélice. Iniciais em português.
PASSWORD: Molécula biológica constituída por sequências de nucleotídeos (Adenina, Citosina, Guanina e Timina). Possui estrutura em dupla hélice. Iniciais em português.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
