quinta-feira, janeiro 27, 2011

SISMOLOGIA + Estrutura interna da Terra

Olá! Tal como prometido, aqui ficam os apontamentos sobre sismologia e sobre a estrutura interna da Terra.

No teste vão ser avaliados os seguintes conteúdos:
- TECTÓNICA DE PLACAS 
- VULCANISMO 
- SISMOLOGIA e ESTRUTURA INTERNA DA TERRA.

Bom estudo.... 

quarta-feira, janeiro 19, 2011

VULCANOLOGIA

Apresentações exploradas em sala de aula:


Para descarregar as apresentações só têm de carregar nas ligações e seguidamente fazer download no Google Docs. Se não conseguirem digam, que eu passo-vos o ficheiro para uma pen...


JÁ DEVE DAR PARA DESCARREGAR

quarta-feira, dezembro 01, 2010

MATÉRIA A SER AVALIADA NO 2º TESTE

Olá,
neste segundo teste vão ser avaliados os conteúdos até ao  ponto 3.1 (A face da Terra. Continentes e  fundos oceânicos) do capítulo 3. Posso ainda colocar algumas questões relativamente ao métodos directos e indirectos (se sair só pode ser a gravimetria). Bom feriado e bom estudo!

PS. Aconselho a prestarem particular atenção à idade relativa e absoluta, à tectónica de placas, à formação do sistema solar e as características dos planetas do sistema solar ( o que demos de novo)....

domingo, outubro 31, 2010

RESUMOS

Olá!  Finalmente tive algum tempo para actualizar o blog. Deixo aqui alguns resumos da matéria. Não andem a imprimir tudo porque alguns destes resumos já tinha colocado antes.


    sábado, outubro 30, 2010

    Planetas Telúricos e Pequenos Corpos do Sistema Solar

    Apresentação explorada da aula --> (descarregar aqui)


         Actualmente considera-se que o Sistema Solar é constituído por uma estrela central (O SOL), à volta da qual orbitam 8 planetas principais (têm massa suficiente para terem gravidade própria e assumirem forma arredondada, e descrevem uma órbita desimpedida de outros astros). Existem ainda algumas dezenas de planetas secundários (planetas que orbitam à volta de outros planetas), alguns planetas-anões (planetas que embora orbitem à volta do Sol, não têm massa suficiente para ter gravidade própria e assumir uma forma arredondada, e a sua órbita muito excêntrica interferem com a órbita de outros astros),  e Pequenos Corpos do Sistema Solar (inúmeros asteróides, milhões de cometas e meteoróides,...)


    Exercícios Interactivos:

    Formação do Sistema Solar

    Que teorias foram propostas para a Formação do Sistema Solar?
    •  Hipótese da Colisão entre duas estrelas, com formação de planetas (Buffon, 1749): Num dado momento da história do universo ter-se-ia registado uma catástrofe. Um cometa teria chocado com o Sol, e deste choque teria resultado a emissão de um filamento de matéria solar, que acabou por arrefecer e condensar em planetas.
    • Hipótese da aproximação entre duas estrelas, sem colisão (Chamberlain e Multon, 1900): Antes de existirem os planetas, uma estrela teria passado junto ao Sol, e ter-lhe-ia arrancando alguns pedaços, devido à atracção gravítica. Estes pedaços acabariam por condensar em blocos que ficariam orbitando na direcção em que havia ter sido arrancados, formando, deste modo os planetas.
    • Teoria Nebular (Kant e Laplace, 1796): A formação do sistema Solar seria devido a contracção de uma nebulosa gasosa em rotação. Esta nebulosa teria adquirido rapidamente a forma de um disco com uma saliência na parte central. Essa saliência iria aumentando, assim como a velocidade de rotação, originando no centro o proto-sol. Dele, de tempos a tempos, saltar-se-iam anéis de matéria que iriam dando origem a cada um dos planetas conhecidos.

         Críticas a estas teorias:
    •  A Teoria de Buffon foi abandonada porque: a probabilidade de duas estrelas chocarem é praticamente nula pelo facto de estas se encontrarem a milhões de anos-luz umas das outras.  
    • Na Teoria de Chamberlain, a intervenção de uma estrela “intrusa”, explicaria o aparecimento de planetas, assim como a baixa velocidade de rotação do sol. Contudo esta teoria foi abandonada, por ser extremamente improvável a passagem de uma estrela tão próxima do sol. Além disso, o material arrancado acabaria por se desintegrar, não originando planetas.
    • No caso da Teoria nebular, a velocidade de rotação do sol deveria ser maior e os gases ejectados pelo sol deveriam ter-se espalhado pelo espaço, em vez de condensarem sob forma de planetas. 
         Actualmente considera-se que o Sol, a Terra e os restantes planetas do Sistema Solar tiveram uma génese comum, há cerca de 4600 M.a.
    A Teoria Nebular Reformulada (baseada na Teoria Nebular Original de Kant e Laplace) é considerada pelos astrónomos como a hipótese mais plausível para explicar a formação do Sistema Solar.
    A Teoria Nebular Reformulada considera a existência dos seguintes passos:

    • Numa zona do Universo existia uma nébula fria constituída por gases (H, He, ...), gelo e poeiras muito difusas;
    • existência de forças de atracção gravítica entre partículas no interior da nébula fizeram com que se tenha começado a contrair, a aquecer e a rodar sobre si mesma. A contracção da nébula levou a um aumento da sua velocidade de rotação.
    • Após anos a girar, a nébula terá começado a arrefecer e adquiriu a forma de um disco achatado – disco protoplanetário, em cujo centro existia uma saliência - O proto-sol -> SOL (no protosol terão começado desde logo a ocorrer reacções termonucleares);
    • Os materiais do disco protoplanetário foram arrefecendo e condensando em grãos de poeiras dispersas. Devido à atracção gravítica, estes grãos sólidos iam colidindo uns com os outros e juntando-se (sofreram acreção) formando corpos de maiores dimensões (até ~1km) chamados planetesimais (os “tijolos dos planetas”), que foram aumentando de tamanho devido a sucessivas colisões e acreções com outros planetesimais, até originar corpos maiores -  os protoplanetas, que depois se diferenciaram, formando os planetas. O aumento da massa permitiu a retenção de uma atmosfera à volta de alguns planetas.
    •  Os planetas telúricos ter-se-ao formado na zona mais interna do disco protoplanetário (zona mais quente) devido à colisão e acreção de metais e materiais rochosos. Os planetas gasosos ter-se-ão formado na zona mais externa do disco (zona mais fria), principalmente,  através da acreção de gases.
    • Os cometas e alguns asteróides são restos desses planetesimais, sendo, por isso, dos mais antigos corpos do Sistema Solar. Os primeiros planetas telúricos teriam aparecido nas zonas mais densas do disco proto-planetário, isto é, mais próximo do Sol, tendo a radiação solar impedido a incorporação dos elementos menos densos na constituição destes planetas, ficando a ser constituídos por elementos mais densos como o ferro, o níquel, e silicatos. Os planetas gigantes encontram-se mais afastados do Sol e isto foi consequência da radiação solar, que afastou da sua vizinhança a maior parte dos elementos químicos menos densos, como o hidrogénio e o hélio, no estado gasoso - devido à grande distância ao Sol, os gases passaram, em grande parte, ao estado sólido. Actualmente, a Teoria Nebular Reformulada está de acordo com as características gerais do Sistema Solar. 

    Exercícios Interactivos: