No que diz respeito à forma como regulam a sua temperatura corporal podem distinguir-se dois grandes grupos de indivíduos: seres poiquilotérmicos (são ectotérmicos) e seres homeotérmicos (são endotérmicos).
- Seres poiquilotérmicos – não têm mecanismos internos que lhes permitam regular a temperatura, apresentando temperatura corporal variável em função da temperatura do ambiente. Estes seres possuem comportamentos e algumas características que permitem dosear a quantidade de calor de que necessitam utilizando a energia do Sol - são ectotérmicos.
- Seres homeotérmicos – as aves e os mamíferos, são seres cuja temperatura interna se mantém sensivelmente constante apesar das oscilações de temperatura do ambiente exterior. Estes seres apresentem mecanismos internos que lhes permitem manter a temperatura dentro de limites estreitos apesar das variações exteriores - são endotérmicos. Por exemplo, no ser humano, a temperatura mantém entre os 36 e os 37ºC graças a mecanismos de feedback negativo. Assim, os desvios da temperatura para valores não desejáveis são detectados pelos receptores térmicos. A partir destes, são enviadas mensagens, através de nervos sensitivos para o centro regulador, situado no hipotálamo, que desencadeia respostas em órgãos efectores destinadas a compensar o desvio verificado.